Extrativismo de Castanha de Baru ajuda a conservar o Cerrado
Postado por Lara L em
Você conhece a Castanha de Baru? 🤓
A “castanha” de baru é o fruto do baruzeiro, uma árvore nativa do cerrado brasileiro. É uma das oleaginosas com proteína de maior biodisponibilidade, o que significa que o organismo obtém quase todos aminoácidos essenciais a partir desta castanha.
Além de serem saborosas, também são ambientalmente benéficas: a recente popularização desta castanha pode salvar a árvore baruzeiro, muito derrubada devido à sua madeira de grande durabilidade e beleza. Ao consumir a castanha de baru, você incentiva um mercado de pequenos produtores que vão ajudar a preservar o baruzeiro através do extrativismo sustentável: como as castanhas são mais lucrativas do que a madeira, os produtores impedem sua derrubada.
Além disso, estas árvores, graças às suas extensas raízes, mantém água no subsolo do cerrado, garantindo o desenvolvimento de inúmeras espécies vegetais e animais. Olha só que lindeza:
Comparada à produção de amêndoas, a coleta de castanha de baru não requer água adicional: cerca de 80% das amêndoas do planeta são produzidas na Califórnia, a partir de irrigação, e requerem 1,2 trilhão de litros de água por ano! 😱
Precisa de mais motivos para experimentar mais essa dádiva do cerrado brasileiro? 😍
Compartilhe esta postagem
- 0 comentários
- Tags: castanha de baru, castanha de baru granarium, extrativismo sustentável, granarium londrina
← Postagem anterior Postagem seguinte →