Novidade na loja: farinhas italianas do moinho Caputo

Postado por Lara L em

A importância da farinha de alta qualidade na culinária italiana, especificamente na pizza, é algo que não deve ser subestimado. Para muitos, entretanto, saber qual farinha usar permanece um mistério. Afinal, quantos tipos de farinhas diferentes pode realmente existir? No Brasil não estamos acostumados com farinhas feitas para usos específicos. Esta é uma das perguntas mais frequentes que recebemos sobre as farinhas, portanto, pensamos em compilar uma postagem de blog em nosso guia de farinha de Caputo, como uma introdução a alguns tipos de farinhas.

Conhecida como o ‘padrão ouro’ da farinha italiana, a farinha de trigo Caputo é reconhecida internacionalmente como a melhor farinha para pizza do mundo. Produzida em Nápoles desde 1924, a empresa foi fundada por Carmine Caputo, que em seu retorno dos Estados Unidos à Itália montou uma fábrica de massas e moinho de farinha em Cápua. Agora em sua terceira geração, a Caputo continua a produzir esta farinha tão procurada, que é usada em cerca de 80% das pizzarias de Nápoles. A maior parte das farinhas da Caputo deriva de trigo plantado na região da Umbria, com algumas honrosas exceções, como a Manitoba Oro "0", que é feita a partir da moagem de trigo canadense.

Sem aditivos e 100% natural, a farinha de Caputo é a base da despensa italiana. Abaixo, você encontrará um resumo das diferentes farinhas de Caputo que a Granarium comercializa, incluindo dicas úteis sobre como cada farinha deve ser usada.


Farinha de Pizzaria Caputo “Pizzeria” 00'


Ideal para: pizzas de massa espessa

Trata-se de uma farinha com glúten forte e elástico, ideal para massas que necessitem de longa fermentação. Leve com um crescimento perfeito, é ótima para fazer uma pizza tipo napolitana de massa mais espessa com uma borda média-fina e mais grossa.

O '00' do nome se refere a quão fina a farinha de trigo foi moída e à textura geral. Esta Farinha de Pizzaria Caputo é particularmente fina.

 



Farinha Caputo “Cuoco” 00

Ideal para: pizzas de massa fina / panificação geral

A farinha Caputo Cuoco é ideal para quem pretende preparar uma pizza de massa mais fina. Com um pouco mais de glúten e proteína do que a farinha “Pizzeria” da Caputo, proporciona um pouco mais de elasticidade à massa e é ideal para fermentações lentas (mais de 24h). Esta também é uma boa farinha 00 geral que pode ser usada para pães.

Farinha Caputo "Nuvola" 0

Ideal para: pizzas com bordas "aeradas" (alveoladas) artesanais (abertas à mão)


A farinha Nuvola del Molino Caputo, é uma nova farinha tipo 0 que permite uma massa de alta hidratação, muito leve e que confere à pizza uma massa ricamente arejada típica da pizza "nuvola" (nuvem), que deve ser aberta sem o auxílio de um rolo, apenas com a mão.

A farinha Nuvola nasce da pesquisa e desenvolvimento do Moinho Caputo para dar origem a massas alveoladas e perfumadas.

Uma seleção criteriosa das matérias-primas garante volume e maciez à massa graças à alta capacidade fermentativa naturalmente presente nos grãos.



Farinha Caputo “Pasta Fresca e Gnocchi” 00

A farinha de caputo não é só para pizza, mas para os amantes de massas frescas também. Outro grau '00', esta farinha de trigo cria uma massa leve que produz nhoque fofo e é ideal para fazer todos os tipos de massa, desde tagliatelle até ravióli.

 

Vamos fazer mais postagens sobre os diferentes tipos de farinha italiana! Esperamos que tenham gostado dessa introdução.


Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior


0 comentários

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.