VINAGRE

Postado por Granarium Produtos Naturais em

VINAGRE EM PAUTA
PEQUENO MANUAL PARA TE AJUDAR A ESCOLHER O VINAGRE QUE PRECISAS


O vinagre que conhecemos, já era utilizado a mais de 10.000 anos, com finalidades terapêuticas e como conservante de alimentos. Sua existência se confunde com a do vinho, pois este é originário do vinho que acidificou. A origem da palavra vinagre, vem do latim “vinum acre” vinho ácido, mas o primeiro vinagre que se tem notícia na história era produzido a partir de tâmaras, no Oriente médio, portanto, o vinagre pode ser obtido a partir de diversos alimentos, seja frutas, tubérculos, cereais, etc. As bases científicas para produção industrial do vinagre foram estabelecidas pelo químico Louis Pasteur (1822 – 1895) e foi denominada de Método Pasteur ou método Orleans. Não importando a fonte de produção do vinagre, todos são ótimos para a saúde, por conterem propriedades benéficas, e são também considerados condimento (atribui gosto e aroma aos alimentos), possui propriedades estimulantes, torna alimentos fibrosos mais digestivos (amaciando-os), em geral a reação ácida produzida pelo vinagre promove ação favorável a digestão e sensação agradável ao degustar. Pode ser utilizado como conservante de vegetais e outros alimentos, desinfetante de alimentos (ação antisséptica), como medicamento devido ação desinfetante e anti-inflamatória.
VINAGRE DE VINHO TINTO: Elaborado a partir de uvas roxas (cor bordô), é bem concentrado, e possui sabor e aromas fortes.  Rico em antocianinas, principalmente os polifenois como o resveratrol, poderoso antioxidante. Ótimo para dietas para quem quer perder peso (queima e reduz gordura corporal), age na sensação de saciedade, auxilia na redução de glicose no sangue (diminuindo o índice glicêmico dos alimentos); auxilia na saúde da pele, combate infecções bacterianas e contém propriedades que aceleram a renovação das células da pele.
Uso – condimentar saladas, carnes e frango, ensopados, molhos e marinados. 
VINAGRE DE VINHO BRANCO – De cor amarelo claro, quase transparente. Elaborado a partir de uvas verdes. Rico em substâncias antioxidantes, mais em menor concentração que no vinagre tinto.
Uso – Recomendado para preparação de conservas de picles.
VINAGRE DE MAÇA – De cor amarelo intenso, é o menos ácido dos vinagres. Rico em quercetina (um antioxidade) e outros polifenóis – Evita inflamações e ajuda na redução da glicemia e do colesterol.
Uso- Temperar saladas, preparar guisados ou pratos com frutos do mar. 
VINAGRE DE ARROZ – É o vinagre mais claro, transparente. Rico em compostos fenólicos (antioxidantes).
Uso – No preparo de pratos orientais como para condimentar algas ou preparar arroz para sushis.
VINAGRE BALSÂMICO (ACETO BALSÂMICO OU DI MODENA – nomes atribuídos ao vinagre, pelos italianos) – É adocicado e com uma cor bordô muito intensa. Rico em enzimas e probióticos, por ser usado a concentração total das uvas. Produzido a partir de uvas específicas (lambrusco e trebbiano), colhidas quando estão mais maduras e doces, fervidas e armazenadas em barris de madeira. 
Uso – Perfeito para pratos com carne, legumes, saladas, gelados e sobremesas.
Vinagre não expira, isto é, não tem data de validade, porém os cremes de vinagres balsâmicos têm e são descritas nos frascos.
RECEITA DE TEMPERO PARA AVES: Molho Cameline de vinagre e canela
Uma porção de pães embebidos no vinagre
Uma porção de gengibre em pó
Abundância de canela
Abundância de cravo-da-índia
Bagas de Cardamomo maceradas
Uma porção de Macis
Pimenta longa (opcional)
Preparo: Esprema o pão umedecido no vinagre e misture com os demais ingredientes e salgue a gosto

De acordo com Guillaume Tirel, cozinheiro de Charles V da França, retirado do livro de culinária de 1375.


Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior Postagem seguinte →


0 comentários

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.